Não estou nem falando do tempo que tomam com suas centenas de mensagens por minuto, mas da falta de etiqueta das pessoas ao usar os tais famigerados grupos.
Eu passei na fila da impaciência dez vezes, como brincam minhas amigas, mas tenho conversado com pessoas cada vez mais insatisfeitas com esse comportamento que só irrita e faz perder tempo.
Por exemplo, um dia desses coloquei um convite para uma ação social de que participo, que precisava de divulgação para arrecadar fundos. No mesmo minuto que coloquei o convite, veio outra pessoa e propôs uma atividade de lazer. Aí sim todo mundo começou a responder… ao convite dela. Não é que uma mensagem importe mais que a outra, longe disso, mas será que não faltou empatia e tirou o espaço de resposta à mensagem que tinha acabado de ser colocada? Além disso, noto que são sempre as mesmas pessoas que ocupam o palco. Não é tanto a mensagem que conta, mas a imagem de “influenciador” de uns que faz todo mundo querer “engajar” na conversa (preguiça!).
Sem contar a falta de noção básica: se você vai só responder “eu também” por que não fazer isso no privado? Se a gente fica 10 minutos sem olhar o celular, quando entra no grupo novamente, são 100 mensagens e nenhuma delas interessa ao grupo porque todas dizem apenas “eu também”. E a lupa? Gente, usem a lupa! Pedir pela terceira ou quarta vez uma indicação de lugar ou prestador de serviço é falta de respeito com o tempo dos outros. Busque primeiro antes de pedir mais uma vez a mesma coisa.
Vale reforçar que esta não é uma indireta porque infelizmente estes estão longe de ser casos isolados…certamente, eu também já fiz tudo isso, sou guilty as charged ! 😬
E sabem o que é pior? Mesmo que isso desperte um grande desejo de sair dos grupos, às vezes a gente se sente desestimulado e até teme ser retaliado depois daquela mensagem “Ana saiu do grupo”. Parece que a pessoa mal-educada é a que saiu porque deixou os outros no vácuo, quando na verdade é apenas um direito dela. Mas por medo de estremecer as relações, a gente não sai.
E não é só medo. Nos tempos de hoje os grupos de WhatsApp são necessários porque, muitas vezes, são a nossa melhor forma de fazer networking e manter contato com uma ampla rede de pessoas que não estão no nosso dia a dia, mas que podem fazer diferença nas nossas vidas. Uma excelente ferramenta para atualização rápida , para ter uma visão holística, de vários temas e pesso. Sem contar a organização de encontros e formas de levar esse convívio para vida real. É prático, ninguém pode negar. Mas custa melhorar o comportamento?