Por uma agenda com intenção.

Compartilhe esse conteúdo:

Terminei mais um dia de estudos no curso de Finanças (que já contei por aqui que recém iniciei) às 22h, e imediatamente me veio à cabeça algo que tenho ouvido com frequência: Ana, você parece mais ocupada agora, aposentada, do que antes!

Já contei por aqui que deixar a vida corporativa me deparei com um desafio inesperado: uma agenda mais diversa do que nunca. Ter autonomia sobre meu tempo foi uma conquista, mas descobri que exige ainda mais disciplina. É contraditório, mas real.

Hoje, estou em Conselhos, na Saint Paul Escola de Negócios, além dos estudos, cursos e eventos para manter meu networking vivo. E, claro, tenho compromissos com minha família, amigos e treinos. Esses eu priorizo sem culpa, afinal, já aprendi que presença também se agenda.

Aliás, abrir mão passou a ser uma prática recorrente. Uma amiga me disse algo que virou meu filtro diário: “Para a agenda de quem você está trabalhando?”. Parece simples, mas é poderoso. A gente costuma dizer “não tenho tempo”, quando, na verdade, só está colocando o tempo a serviço de outra prioridade, que nem sempre é nossa.

Tenho falado muito sobre isso com meu psicanalista. Porque, atualmente, a palavra finitude passou a ter outro peso para mim. A conta do tempo começou a ficar mais clara: não cabe tudo, e nem deve. Só que a cada dia me resta menos tempo. O tempo é finito, mas as escolhas são infinitas. E é aí que mora o risco – ou a sabedoria. Preciso caber na minha vida, e não na dos outros.

Eu ainda erro. E muito. Mas sou mais consciente (ou tento ser!), busco organizar minha agenda com mais intenção e menos inércia. Confiro o calendário do celular toda noite, anoto tudo no Mac ou no iPad porque não tem memória nem papel que dê conta. A vida não cabe mais num planner, mas precisa caber naquilo que faz sentido. E você? Organiza sua agenda no piloto automático ou consegue eleger prioridades?

Ana Paula Zamper

Ana Paula Zamper

Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!

Post Recentes:

byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta. 

Scroll to Top