O que um Telescópio Espacial pode ensinar sobre trabalho em equipe e síndrome da impostora?

Compartilhe esse conteúdo:

Vou te contar o que aprendi na palestra “Unfold the universe” do SXSW.

Eu ainda estou digerindo tudo o que vi e aprendi no SXSW, mas uma coisa posso dizer: o evento reforçou minha impressão de que as primeiras vezes são inesquecíveis.

Confesso para vocês que enquanto trabalhava na IBM o evento não chamava minha atenção – e ainda hoje tenho dúvidas sobre o quanto ele acrescenta para quem segue uma carreira corporativa em grandes empresas. Mas a verdade é que para quem empreende, é um dos maiores encontros de criativos e inovadores do mundo.

Sendo bem sincera, eu decidi participar por pura curiosidade. Mas assim que pus os pés na primeira palestra pensei: como eu nunca tinha vindo antes?

Apesar de ter me programado antes e ter acompanhado a curadoria da Spark:off, da incrível Andrea Bisker, em parceria com Chris Aché e Renata Franco, da Pinguim App, acabei tendo ótimas surpresas.

Certo dia, por exemplo, entrei numa palestra com quatro profissionais dedicados a fotografar e filmar o lançamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA. Eles explicaram como o maior e mais complexo observatório já lançado no espaço passou por um processo de preparação para as operações científicas. Contaram também sobre os desafios do preparo da equipe e material, além da necessidade do planejamento detalhado e coeso. O resultado? Em março de 2023, o James Webb lançou uma imagem nunca vista antes por telescópios, pois, diferente de outros semelhantes, ele captura imagens a partir da luz infravermelha.

As imagens são mesmo impressionantes: nos fazem perceber o quanto somos parte de um todo e que trabalhando sozinhos não vamos a lugar nenhum. “Eu sou porque nós somos”. Sempre acreditei nisso.

Uma fala que chamou muito minha atenção foi a seguinte: “O fracasso acontece quando você está fazendo grandes coisas”. Esta frase me tocou porque sei muito bem o que é viver a síndrome da impostora. Eles contaram que tiveram muitos contratempos de engenharia, mas que, ao perseverar, conseguiram resolver, colocaram o telescópio no espaço e ele agora está funcionando até melhor do esperavam.

E você, se identifica com esse tipo de bloqueio? Vem conversar comigo que posso criar uma mentoria sob medida para seu desenvolvimento profissional e, se for o caso, sua transição de carreira 😉

Ana Paula Zamper

Ana Paula Zamper

Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!

Post Recentes:

byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta. 

Scroll to Top