O fato virou notícia na semana passada e, se você é líder em alguma empresa, vou te falar o que isso tem a ver com o teu trabalho.
Desapontados, o advogado Fred Sabbag e designer Marcelo Maia conversavam sobre a saudade que sentiam do sanduíche – descontinuado, segundo a rede, porque não vendia muito – quando resolveram criar um perfil no Instagram: o @voltamcfish. E os fãs foram colecionando fãs: o perfil cresceu tanto que ultrapassou os 15 mil seguidores e o departamento de marketing do McDonald’s começou a acompanhar os desdobramentos.
Resultado: Este mês procuraram via direct os donos do perfil para avisar que o sanduíche voltaria apenas sob encomenda e em edição superlimitada. O site já conta mais de 35.000 reservas. Alguém duvida que será um sucesso?
Eu não, mas agora vou chegar aonde interessa aqui: fechados em um escritório com ar-condicionado, os líderes altamente preparados de uma empresa podem, sim, ter idéias geniais. Mas eles têm muito a perder se não ouvirem seus consumidores, não saírem de suas bolhas e não abrirem suas mentes. Vamos sair do nosso umbigo e ouvir o outro?
Por fim, essa notícia é também sensacional para os fãs/consumidores: a força do coletivo impulsionada pelo alcance das redes sociais nos torna poderosos. A construção coletiva pode mover montanhas – na esfera privada e nos projetos sociais também.