O que uma senhora nascida em 1907, um festival de inovação e minha imensa vontade de aprender têm a ver?

Compartilhe esse conteúdo:

em comigo que eu vou explicar direitinho.
Na semana passada, feriado em São Paulo, decidi fazer uma imersão de conhecimento em Santa Rita do Sapucaí (MG), onde acontece todos os anos o festival HackTown.

Sempre que viajo, gosto de conhecer as narrativas inspiradoras do local e, durante esses dias, fui cativada pela trajetória de Sinhá Moreira, uma figura emblemática e progressista, que via a educação como o alicerce para o desenvolvimento da sociedade. Para reter os jovens na cidade, ela fundou em 1959 a ETE FMC, a primeira escola focada em eletrônica da América Latina.

Mal sabia ela que essa escola seria um divisor de águas, transformando a região, conhecida por seu passado ligado à cafeicultura, em um núcleo de avanço tecnológico. Sinhá Moreira foi uma verdadeira empreendedora, doando terras que herdara para a construção do campus. Além disso, ela firmou uma parceria com o Governo Federal, que financiou a construção do prédio de aproximadamente 22 mil metros quadrados (na época).

Ela também não baixava a cabeça, não. Dizem na cidade que, durante um encontro com o então presidente Juscelino Kubitschek, foi questionada por ele: “como está a nossa escola?”, ao que respondeu com firmeza e orgulho: “O senhor me desculpe, mas nossa não. Minha”.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento impulsionado pela escola técnica, Santa Rita do Sapucaí se transformou. Atualmente, a cidade é reconhecida como o coração do Vale da Eletrônica e sede da Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965 como a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil.

A inovação está no DNA da cidade. Como dizem por lá, “o HackTown não é um festival que acontece em determinado lugar. O HackTown é o lugar”. Este ano, o evento será de 1º a 4 de agosto e estou contando os dias para voltar lá e vivenciar essa atmosfera criativa e inspiradora.

Por ora, agradeço a Tatiana Ribeiro, que me apresentou essa cidade tão especial, e também ao Carlos Nazareth Marins, ao João Rubens Costa Fonseca e Daniele Alkmin Carvalho Mohallem, grandes líderes que inspiram tantos a desbravarem novos caminhos. Além de ter ouvido tantas histórias encantadoras, Santa Rita me trouxe a certeza de que a essência do empreendedorismo é alimentada pela ancestralidade, duas forças profundamente interconectadas na jornada do desenvolvimento humano.

Ana Paula Zamper

Ana Paula Zamper

Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!

Post Recentes:

byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta. 

Scroll to Top