De todas as palavras que surgem na sua cabeça, “antigo” provavelmente não é uma delas.
Sempre pensamos em tecnologias como algo que está no futuro. Só que não. Mais antiga que Jesus Cristo, a palavra tecnologia significa aprimorar algo com conhecimento técnico e científico para aplicar em um campo particular. Antes, era para se defender ou alimentar, apenas. Hoje, vai muito além.
Não é novidade que vivemos na era da tecnodependência e, como diz Martha Gabriel, somos uma tecnoespécie, que usa novas tecnologias para mudar completamente a forma como a sociedade opera e cria novas realidades.
Ao mesmo tempo, há algo profundamente desconcertante quando reconheço nossa desconexão atual com qualquer tipo de saber ancestral, já que este tipo de saber já foi crucial para a nossa sobrevivência. E mais: me pergunto o que acontece quando nos encontramos em uma situação em que não podemos contar com o apoio da tecnologia.
Como novata praticante de kite surf, eu comecei a entender o processo de fabricação do equipamento e toda a tecnologia por trás disso. Ao mesmo tempo, percebi que existe outra tecnologia envolvida, menos óbvia. De um lado, equipamentos desenvolvidos com bastante tecnologia de ponta trapézio, kite, barra e prancha. Por outro lado, antes de entrar no mar, eu precisava entender a direção do vento na praia, sem ter uma biruta por perto. Em um primeiro momento, a sensação é de desespero. Depois, entendi a necessidade de buscar um conhecimento ancestral – e técnico também, por que não? Basta pegar um punhado de areia e soltar no ar. Para onde o vento levar essa areia, é nesta direção que o vento está soprando. É a observação da natureza somada a saber ancestral. Um exemplo simples, mas que mostra as duas “pontas” da tecnologia se unindo, e mostrando que inovação do futuro é nada mais que uma tecnologia ancestral e centrada nas pessoas.
O interessante é que a gente não vê esse tipo de conhecimento como tecnologia, porque a palavra costuma ser associada a robôs, computadores, smartwatches, Inteligência Artificial e roteiros de ficção científica. Mas, na verdade, a tecnologia é muito mais um conceito aplicado para facilitar a vida.
E você? Já tinha pensado que praticamente tudo o que nos rodeia tem tecnologia?
O que vem à sua mente quando você pensa em tecnologia?
Compartilhe esse conteúdo:
Ana Paula Zamper
Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!
Post Recentes:
byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta.