Na minha vida pós-mundo corporativo, eu tenho sentido na pele os desafios de empreender. É preciso ter uma mentalidade aberta e flexível a qualquer hora e em qualquer local. A disposição para identificar e aproveitar oportunidades é fundamental, pois elas podem surgir em momentos e lugares inesperados.
Conectar pessoas e oportunidades no momento certo pode nos fazer voar. Fazer esse “tinder de negócios” é tão natural para mim que o difícil é dizer não a todas as possibilidades de matchmaking na minha jornada.
Foi por isso que voltei tão inspirada de Santa Rita do Sapucaí. Essa cidade mineira, conhecida por sua história agrícola e vastas plantações de café, tem se transformado em um vibrante polo de tecnologia e inovação, graças a um espírito empreendedor moldado ao longo dos anos, com uma particularidade: o protagonismo feminino.
A Associação Mulheres Empreendedoras do Café, criada em 2018 por quatro produtoras de café especial, hoje conta com 125 mulheres, lideradas por Daniele Alckmin Carvalho Mohallem (de camiseta azul, na foto comigo), a associação promove a capacitação e o fortalecimento do setor, mostrando como união e determinação podem levar ao sucesso.
Um exemplo inspirador é Hosana de Cássia (de camiseta amarela, na foto do grupo), que aos 46 anos transformou a habilidade aprendida na infância com o pai em um negócio de sucesso. Após assistir a uma palestra da startup Agrorigem, Hosana tornou-se cooperada e hoje exporta café para a Europa. Sua história é um testemunho do poder de aprender e se reinventar.
Ela é uma prova do que venho sentindo nos últimos dois anos: o sucesso do empreendedorismo não está ancorado no passado, mas sim na capacidade de se conectar com o presente, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado e às novas demandas dos consumidores.
Ter disciplina e foco são pilares essenciais nesse processo. A disciplina permite manter a consistência e a determinação necessárias para superar os desafios diários. Já o foco garante direcionar seus esforços e recursos para as atividades que realmente importam e estão alinhadas com seus objetivos de negócio.
Estar atento às novas tendências e inovações, bem como a habilidade de aprender e se reinventar constantemente, são características que diferenciam os empreendedores bem-sucedidos. Adaptabilidade, pensamento crítico, empatia e comunicação eficaz são habilidades essenciais para navegar pelas complexidades do ambiente de trabalho atual. Como Daniel Kahneman disse em “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, é crucial equilibrar o pensamento instintivo com o deliberado. Precisamos dessa ambidestria para enfrentar os desafios do futuro.
Com uma mentalidade aberta e disposição para nos reinventar, podemos alcançar o sucesso onde quer que estejamos.
Reinvente-se para o sucesso
Compartilhe esse conteúdo:
Ana Paula Zamper
Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!
Post Recentes:
byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta.