Saber pedir, saber receber e o mito da autossuficiência

Compartilhe esse conteúdo:

Quando a gente investe em uma carreira de liderança, acaba se deparando com um grande mito: o de que devemos ser autossuficientes, não importa o grau de dificuldade dos desafios. Eu achei que fosse só comigo, mas conversei com algumas amigas e todas tinham a mesma vibe de não saber pedir nem receber. A gente foca tanto em resolver problemas da forma mais direta e ágil possível que… esquece que não está sozinha.

Só que esse tipo de comportamento leva a uma série de problemas: começa com a sobrecarga e a necessidade sobre-humana de “sabermos tudo”, o que é uma falácia, porque nesse mundo volátil que vivemos hoje não tem como termos todas as respostas. Quem disser que tem está mentindo. Depois, passa pela falta de humildade – e coragem – de dizer que não sabe e, quando algo dá errado, a “culpa” é da equipe. Ou quando surge uma boa solução, a pessoa tende a não aceitar devido à frustração que a invade por não saber o que acha que deveria. Quem disse que ser líder era simples, afinal?

Eu aprendi a ouvir as pessoas ao longo da minha carreira, sim, mas principalmente, aprendi realizando trabalhos sociais que fazer tudo sozinho é prejudicial ao todo. Isso porque o trabalho social é um trabalho coletivo, que envolve muitas pessoas e recursos e, para que seja eficaz e sustentável, a ajuda mútua é fundamental.

Recentemente tive duas amostras disso: o Instituto Ser + e a SAS Brasil, duas instituições de trabalho social das quais faço parte do conselho, fizeram eventos com o objetivo de mostrar o trabalho que é realizado, arrecadar fundos e conseguir novos doadores. E eu me envolvi pessoalmente nas organizações desses jantares e exercitei muito o pedir. O resultado? Ficou ainda mais claro para mim como isto pode mudar vidas

Agora se você está lendo este post e pensando “mas como faço para deixar de lado minha atitude resolutiva e autossuficiente e aprender a pedir e receber ajuda?”, vem comigo:

1.     Não tente mudar tudo de uma vez. Comece com pequenas coisas, como pedir ajuda para uma tarefa específica.

2.     Seja específico sobre o que você precisa. Quanto melhor a comunicação, mais chances de você obter o resultado esperado – e sentir na pele as vantagens daquele auxílio.

3.     Esteja aberto a receber ajuda de diferentes fontes. Não se limite a pedir apenas para pessoas conhecidas.

4.     Agradeça. Expresse sua gratidão às pessoas que o ajudam e se coloque à disposição para fortalecer essa rede poderosa.

5.     Lembre-se de que nossa vida é uma jornada e que estar bem acompanhado nela é fundamental.

À medida que me despi do modelo “eu consigo fazer tudo sozinha”, descobri a beleza da colaboração e da conexão humana. Foi uma lição valiosa que transformou a maneira como encaro desafios em todas as áreas da vida. Aprender a pedir e receber é uma demonstração de força e sabedoria, e estou grata por ter abraçado essa mudança.

Ana Paula Zamper

Ana Paula Zamper

Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!

Post Recentes:

byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta. 

Scroll to Top