31 anos no mundo corporativo, em tecnologia…e apenas recentemente, ouvi falar do SXSW. Me senti um pouco “fora” do mundo, e decidi participar, primeiramente, por curiosidade e em busca de novos insights.
Ao chegar aqui, meus primeiros pensamentos foram como eu nunca tinha vindo antes? Como isso existia e eu não entendia sua dimensão, seus impactos?
SXSW é conhecido por trazer aos palcos as cabeças pensantes mais importantes do mundo de diversos setores. Suas trilhas relacionadas a cinema, música, arte, educação, tecnologia, entre outras, trazem conteúdos preferencialmente ligados a tecnologia, inovação, IA e metaverso, o futuro da alimentação, mercado de trabalho, mudanças climáticas, em mais de 1.500 palestras. A expectativa para este ano é de que 50 mil pessoas passem pelos locais do festival.
Assim como eu, muitas pessoas têm expectativas específicas sobre o que vão encontrar por aqui, mas as inesperadas surpresas tem um grande valor. Entrei numa palestra com profissionais dedicados a fotografar e filmar lançamento de foguetes da NASA, que explicaram sobre os desafios do preparo da equipe e material, a necessidade do planejamento detalhado e coeso. Sair da minha rotina de pensamento, sair da minha zona de conforto de assuntos, estimula a criatividade e maximiza meu potencial de inspiração, e me faz querer estudar mais.
Hoje, finalizo minha participação, depois de 7 dias de conteúdo. E o que eu achei? Isso aqui é uma oportunidade única para aprender, para conhecer pessoas, de backgrounds, setores e interesses diversos, aumentar o networking e quem sabe, conhecer futuros parceiros de negócios? E sim, é INTENSO ! Esses 7 dias pareceram 7 meses frente à uma diversidade enorme, de interações.
- Painéis, palestras, mentorias.
- Ativações de diversas marcas, que criam experiências para os participantes. Algumas das mais comentadas foram Patagônia, Porsche, Lush House, Prime Vídeo, Paramonunt, The Audible Sound Studio.
- XR Experience, apresenta painéis ao vivo e performances, explorando o futuro das realidades virtuais, mistas e aumentadas, mostrando a narrativa moldada pela tecnologia.
- Creative Industries Expo, uma mostra de produtos inovadores e convergência de todas as indústrias na vanguarda da tecnologia, design, bem social, saúde + bem-estar.
- Ontem, começou o Flatstock, exibição de obras dos principais artistas de pôsteres de shows do mundo. A mostra apresenta cartazes de vários estilos, cores.
- Shows de música.
- Eventos de empresas brasileira, tais como Orange Hour, do Itaú; Happy Hour da Globo; uma noite no Pete’s Duelling Piano Bar, que integrou participantes de algumas empresas brasileiras, que ofereceram curadoria de conteúdo, para o evento.
- Lançamento de filmes – ex. Dungeons and Dragons: Honor Among Thieves, Tetris. Anunciaram que Ben Affleck estará presente na premier do filme “Air”, na noite de encerramento do festival.
E como eu traduzo tudo isso? Um Coachella da Inovação – nunca fui para Coachella, mas pelo que já escutei, acho que a vibe é a mesma, estilo rave 24 horas de conteúdo!
Nos próximos dias, vou contar um pouco mais do conteúdo das palestras. Tem muita coisa ainda…..