Após assistir a apresentação de Simran Jeet Singh, um educador e escritor texano de família Sikh, durante o SXSW, fiquei profundamente impactada. Os insights de Simran sobre a importância de reconhecer nossa interconexão e sermos flexíveis para nos integrar a um propósito maior me levaram a refletir profundamente sobre como nossas ações individuais afetam o todo e como podemos encontrar um senso de unidade e significado em nossas vidas. “Eu sou porque nós somos”.
Em um mundo repleto de ansiedade e estresse, podemos sentir-nos isolados e impotentes diante dos desafios atuais. No entanto, mesmo diante das circunstâncias que não podemos controlar, podemos escolher como perceber e reagir a elas. Ao reconhecer nossos julgamentos internos, podemos nos conectar mais profundamente com os outros e mudar nossa perspectiva do mundo. Honrar a humanidade em nós mesmos e nos outros nos liberta do peso da raiva e vergonha. Ao ver tudo como interconectado, podemos encontrar significado, amor e alegria em qualquer situação. Essa é a jornada que nos leva à paz interior e à felicidade autêntica.
Em seu livro “The Light We Give: How Sikh Wisdom Can Transform Your Life”, Simran comenta sobre algumas sabedorias Sikh atemporais que podem transformar nossas vidas – não apesar das turbulências e tragédias da vida, mas, na verdade, através delas.
- Confronte seus preconceitos para se conectar verdadeiramente – Aprofunde sua conexão com os outros e consigo mesmo ao enfrentar e superar seus julgamentos internos.
- Encontre a luz nos outros: Cultive a compaixão e a esperança desafiando-se a ver o melhor em cada indivíduo.
- Compartilhe a sua luz: Aumente sua alegria e gratidão ao reconhecer a abundância em sua vida e compartilhá-la com os outros, o que também pode abrir novas oportunidades para contribuir de maneira significativa para a sociedade.
- Tenha compaixão por si mesmo: Entenda que é normal seus esforços não saírem conforme planejado devido a circunstâncias imprevistas. Use essas situações para cultivar a autocompaixão.
- Seja um observador: Reconheça as diferenças entre suas percepções internas e externas. Isso pode ser desconfortável, mas é uma parte fundamental da auto-cura.
- Pratique a disciplina: Mantenha uma visão consciente de si mesmo, de sua comunidade e de seu entorno. Isso tem o poder de transformar a maneira como você experimenta o mundo, ajudando a encontrar luz mesmo nos tempos mais sombrios.
- Encontre humildade: Reconheça que ser humano é sinônimo de ter falhas e frustrações. Esta consciência traz humildade e favorece a empatia por outros que também lutam.
- Encontre o seu o próprio propósito e paixão: isso é uma jornada que pode proporcionar um profundo sentimento de realização e direção na vida.