Uma das aulas mais bacanas que tive na semana passada foi a “China’s transformation and its potential global implications”, apresentada pelo professor Dr. Bing Xiang, fundador e reitor da Cheung Kong Graduate School of Business. Foi ele quem deu início ao Programa de Imersão para a Saint Paul Escola de Negócios, que foi espetacular e vocês vão me ouvir falar muito aqui ainda!
Quero dividir com vocês as 5 principais lições que aprendi com ele:
- Ao analisar os problemas, troque a lupa pela luneta. ‘Imagine ver a Terra da Lua’, ele falou. ‘Novas possibilidades surgem quando mudamos do micro para o macro.’ Resumindo: para prosperar no mundo de hoje, precisamos adotar uma perspectiva de longo prazo, considerando o ecossistema como um todo, as conexões e a interdependência entre os elementos.
- Antes de correr, é preciso aprender a andar. Todos queremos inovar, mas o crescimento precisa ser sustentável. E isso exige saber fazer negócios.
- Copiar não é necessariamente ruim. Se a estratégia for intencional e, principalmente, combinada com inovação, pode ser um caminho rápido para a lucratividade. Isso me lembrou um conceito que li uma vez chamado “IMOVATION” (imitação + inovação).
- Vamos fugir das polarizações. Devemos nos afastar de ideologias puras como socialismo x capitalismo e buscar um equilíbrio prático que permita evolução constante.
- Na inovação não “ganha” quem investe mais. Ganha quem sabe onde e com quem está competindo e, principalmente, sabe aproveitar as oportunidades. Não se trata apenas de rankings ou do quanto você gasta em inovação; trata-se de consigo mesmo, evoluindo internamente para aproveitar cada oportunidade.
Uma lição bônus: se a China tivesse um único KPI, seria o crescimento do PIB. Mais do que um indicador econômico, ele reflete a disciplina do país em seguir seus “5-year plans”, criados desde 1953 para orientar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Ter essa agenda clara, estruturada e bem comunicada me pareceu algo muito avançado.
E você? Já conhecia essas lições? Emprega alguma delas na sua trajetória profissional?