Comentei em um post recente sobre o livro “Deuses e Robôs” e a tecnologia na saúde, falando sobre uma telecirurgia que aconteceu entre China e Itália. Pois bem… aqui no Brasil também estamos avançando a passos largos.
De acordo com a Associação Médica Brasileira, o número de cirurgias com robótica realizadas nos últimos cinco anos foi de 88 mil, um volume 417% superior ao número de cirurgias feitas na primeira década de uso da técnica. E pensar que a primeira cirurgia com robótica no Brasil aconteceu há apenas 15 anos! Impressionante, não? Para quem se interessa pelo assunto, como eu, não faltam notícias a respeito:
1. Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos na USP: A Faculdade de Medicina da USP inaugurou este mês um centro que parece saído de um filme de ficção científica. O robô cirúrgico, o Da Vinci, e os demais simuladores são os primeiros desse tipo em uma escola médica na América Latina. Agora, futuros cirurgiões podem treinar com alta tecnologia, realizando movimentos precisos e com recuperação mais rápida para os pacientes. Se você ainda não sabia, agora sabe: o futuro chegou!
2. Alexa, como faço para me cuidar melhor? No mês passado, o Hospital Albert Einstein anunciou uma parceria inovadora com a assistente virtual Alexa. Com mais de 900 conteúdos disponíveis, a Alexa agora pode responder questões de saúde com informações validadas pelo hospital. Basta perguntar algo como “A tuberculose é contagiosa?” e voilà, a resposta vem direto da Alexa. Até o final de 2024, mais de 1.500 temas estarão disponíveis. Isso sim é um upgrade no Dr. Google!
3. Soluções Digitais da SAS Brasil em saúde digital, desde modelos assistenciais para regiões remotas até a CompenSAS, a primeira calculadora de crédito de carbono focada em telessaúde do mundo. É a inovação verde cuidando da nossa saúde e do planeta ao mesmo tempo!
4. Cirurgia de coluna com robô em hospital público: Pela primeira vez no Brasil, um hospital público realizou uma cirurgia de coluna com a ajuda de um robô. O procedimento aconteceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP em junho de 2024. É a tecnologia democratizando o acesso à saúde de qualidade!
5. Farmácia automatizada no Hospital Sírio-Libanês: Essa é mais antiga, mas continua sendo incrível. Há 10 anos, o Hospital Sírio-Libanês tem uma farmácia central totalmente automatizada. Com equipamentos como o PillPick e o BoxPicker, a necessidade de manusear medicamentos foi reduzida em até 70%. Menos desperdício, menos custos e mais tempo para as equipes de farmácia e enfermagem se dedicarem ao que realmente importa: cuidar dos pacientes.
O futuro está aqui e agora, com inovações que não apenas tornam a saúde mais eficiente, mas também mais acessível e sustentável. E aí, você está pronto para abraçar essa revolução tecnológica?
Upgrade no Dr. Google
Compartilhe esse conteúdo:
Ana Paula Zamper
Depois de mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, eu decidi abandonar o sobrenome corporativo e fundar a ByAZ. Junto com essa novidade, veio uma grande vontade de escrever e dividir meus pensamentos com você. Bem-vindo ao meu blog!
Post Recentes:
byAZ © Copyright 2024. Desenvolvido por: Desginauta.